Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

FILME “O RITUAL”: FATOS DE UMA HISTÓRIA REAL


Obras fílmicas dizem muito, sobretudo quando elas trazem uma mensagem para o período que foram produzidas. Tive a oportunidade de assistir, assim que foi lançado, ao filme O Ritual, que diferente de outros filmes de temática exorcista, não é apelativo, nem composto por efeitos especiais de desfiguração humana, vômitos verdes, padres que morrem, entre outras abordagens fictícias. Mas é claro, como todo filme, este também traz pitadas de uma boa ficção, uma estratégia de cinema para prender ao público.

Assiti ao filme não simplesmente pelo suspense, ou pela presença de uma atriz brasileira, Alice Braga, que não atuou lá estas coisas. Confesso que estudo a temática, já componho uma certa quantidade de livros de cânones exorcistas que fazem parte da minha lista de mais conceituados para tratar do assunto, dentre eles o Frei Elias Vella, que conheci pessoalmente, Frei Huffus Pereira, Padre Antonio Forttea e o grande padre Gabriele Amorth; ambos possuem estreita relação com o Movimento da Renovação Carismática Católica e citam em seus livros a importância deste movimento no tocando à divulgação do exorcismo e da luta contra o mal. Por fim, assiti como base de estudo e muito me admirei do roteiro fílmico.

Como muitos filmes que trazem o emblema “baseado em fatos reais”, não levei muito em consideração esta questão, mas acompanhando notícias do vaticano li uma matéria que falava do filme, e dos fatos que narravam a história real de um padre norte-americao, Pe. Gary, enviado pelo seu bispo a Roma para o instituto de formação de exorcistas ‘Regina Apostolorum' (Rainha dos Apóstolos). A vida deste sacerdote é contada por Matt Baglio en seu livro semibiográfico: ‘Il rito’, que inspirou o filme. Na trama são trazidos os aspectos cronológicos da vida sacerdotal, a confusão da fé, o conhecimento do mal e a mudança. Não irei dizer detalhes vale a pena assisti. A critica do filme foi elogiada pelo site ZENIT (http://www.zenit.org/article-27659?l=portuguese).

Por fim deixo uma das frases marcantes do filme: “A escolha de não acreditar no diabo não o protegerá dele". Agora é assistir e tirar suas conclusões. Ninguem é obrigado a acreditar, mas é certo que diante de nossas escolhas a realidade não muda. Bom filme a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.